Medicina do Trabalho


Semetra, Exames

A medicina do trabalho ou medicina ocupacional visa proteger os funcionários de ficar sem auxílio quanto aos riscos de exercerem suas funções. Pessoas que trabalham em setores que sua saúde mental ou física podem ser abaladas precisam passar por um médico do trabalho para que este possa fazer avaliações.

O médico do trabalho também observa a situação de saúde de um candidato a emprego antes mesmo de ele entrar para a firma, sabendo seu estado de saúde para que assim possa admitir ou não esse funcionário, e também para estar a par de sua saúde e em caso de demissão, saber o que essa pessoa tinha antes mesmo de trabalhar para a empresa, sem que ela possa acusar a empresa de ter adquirido alguma doença do trabalho.

Os riscos ocupacionais dentro de uma empresa podem ou não existir, mas cabe ao médico do trabalho estar a par deles para que assim possa tomar alguma providência a respeito, seja em defesa do paciente ou em defesa da empresa para a qual trabalham.

É por isso que sempre antes de uma admissão ou demissão os candidatos e funcionários passam pelo médico do trabalho, para garantir a sua saúde. A medicina do trabalho é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador.